top of page

PERGUNTAS FREQUENTES

1 - O que é o Laboratório?

São encontros sequenciais e intensos, de curta duração, individuais e em grupo onde é aplicada a abordagem da Core Energetics com foco nas vivências e experiências com o feminino. A partir da minha vida pessoal e da experiência como terapeuta de Core Energetics, professora, pesquisadora e educadora física, atualmente desenvolvo a metodologia que chamo de Corporeidade Feminina - uma interação entre a Core Energetics e o Feminino. O Laboratório de Experiências da Corporeidade Feminina é um espaço e um tempo em que a vivência e a atenção emergem no corpo e através dele para a consciência de como nós mulheres estamos vivendo incorporadas ou não, nosso feminino e nosso masculino.

Os encontros são vivenciais e com uma pequena base teórica sobre a metodologia.

2 - O que é Core Energetics e a metodologia do Core Feminine?

Core Energetics é uma ponte entre psicologia e espiritualidade. É conhecida mundialmente como uma das primeiras abordagens psicoterapêuticas do ocidente a incorporar o aspecto espiritual do ser a psicologia moderna e a psicoterapia corporal. Esta abordagem é experiencial, dinâmica e frequentemente evoca experiências corporais poderosas através de exercícios físicos, emocionais e espirituais, que tem por objetivo restaurar a integridade energética do seu sistema. O propósito do trabalho é alcançar um senso de autenticidade, enraizamento, poder pessoal e a experiência de viver a vida com o coração aberto. O processo é tanto uma modalidade de cura quanto uma profunda jornada espiritual. É um processo de integração de todas as partes do seu Ser, de todas as camadas da dinâmica energética da consciência que compõe sua presença humana, desde o corpo físico até a sua essência. Core Energetics é, na realidade, um processo de tornar-se verdadeiramente o Ser Humano que você é... (trecho retirado do site: www.coreenergetics.org.br).

Para maiores informações sobre a definição de Core Energetics:  https://link.springer.com/referenceworkentry/10.1007/978-3-319-08956-0_13-1

O Core Feminine utiliza os princípios da Core: a cartografia da consciência, as práticas corporais como diagnóstico e tratamento, o entendimento das estruturas de defesa de caráter e as compreensões de espiritualidade trazidas pelo guia nas palestras da Eva Pierrakos. Juntos, esses princípios estão disponíveis e direcionados para o auto-conhecimento e a auto-transformação da corporeidade do feminino na mulher.

Core Feminine é uma jornada pessoal que vai ajudar a mulher a compreender mais profundamente a si mesma, e o lugar na vida onde ela escolhe estar. Tomando consciência da corporeidade, ou seja da teia que forma o feminino desde a anatomia da pélvis à ancestralidade feminina da qual a mulher pertence – ela pode ver onde os bloqueios acontecem ao mesmo tempo nas dimensões físicas, emocionais, mentais, sociais e espirituais, os quais podem impedi-la de alcançar vitalidade, alegria, flexibilidade, tônus, força, leveza e outros atributos que cada uma, individualmente, almeja para sua vida.

Core Feminine é uma jornada de intimidade com o feminino e que, em diferentes estágios, ajudará a mulher a encontrar a guiança interior e o core, o centro nutridor da vida.

Nós mulheres temos um verdadeiro anseio de saber o que é o feminino. Encontra-lo dentro de nós mesmas, individualmente e coletivamente, é o maior presente que podemos nos dar.

3 - O que eu posso esperar?

Este é um espaço, um laboratório onde você pode ter a oportunidade de experenciar seu feminino de maneira mais profunda, conhecendo mais sobre seus hábitos, sua postura, sua intimidade, suas emoções, seus fantasmas, sua sexualidade, seus comandos internos, seus bloqueios, suas motivações, seus desejos e sua criatividade. Você terá um espaço, um tempo e uma pequena direção para se apropriar do seu centro feminino, e te ajudar na jornada individual da sua alma.

Todo o foco estará em você e na sua jornada pessoal, na historicidade ancorada no seu corpo e no seu caminho.

 

4 - O que eu posso alcançar?

- Percepção de si mesma e da vida

- Conhecimento sobre como está o feminino ancorado em sua vida;

- Conhecimento sobre como você bloqueia o fluxo do feminino em si mesma e na vida;

- Conhecer seu dons e talentos sufocados pelos bloqueios;

- Expressão de sentimentos guardados nas experiências que envolve o ser mulher;

- Descobrir como aplicar suas qualidades criando uma vida mais autoral;

- Fortalecimento da auto-estima, auto-confiança, auto-imagem e auto-aceitação;

- Estimulo sobre como expressá-lo no seu dia-a-dia;

- Reconhecimento de possibilidades para fazer relacionamentos mais saudáveis;

- Aumento da conexão mente e corpo;

- Insight sobre como viver melhor;

- Construção de ferramentas que lhe ajude a guiar seu dia-a-dia a partir do seu centro feminino;

5 - Qual o público?

Mulheres, maiores de 18 anos, que querem conhecer seu poder pessoal e usá-lo para co-criarem suas vidas.

6 - Porque apenas para mulheres?

Basicamente por motivos pessoais da minha jornada. Esse trabalho pode ser posteriormente estendido para homens. Os princípios da ativação – Masculino, e da receptividade – Feminino, trazidos pelo Guia da Eva Pierrakos (palestra 169), não são exclusividade de gênero e/ou sexo, e sim estão ancorados em todos os seres humanos. Juntas e combinadas essas duas forças são responsáveis pelo acesso ao manancial interno de poder criativo, “the creative universal power”.

Tem algo nascendo se conectando em nossa cultura agora, e tem relação com o ressurgimentos de hábitos, técnicas e vontades ancoradas no paradigma feminino. Estamos saudavelmente nos questionando sobre nossos papeis e nossos modelos de trabalho, de relacionamentos pessoais, de agricultura, de política, de sociedade.

Esse espaço é para podermos conhecer onde esse feminino brota em nós e darmos suporte para que ele possa ser ancorado no conforto de nosso corpo físico, no alívio das feridas de nosso corpo emocional, no despertar de pensamentos mais sustentáveis do nosso corpo mental, na criação de ações relacionais e sociais mais saudáveis, para vivermos juntas uma comunidade de mulheres com passado-presente-futuro.

7 – Esse grupo é só para mulheres heteros?

Não. Esse grupo é para mulheres: pra você, pra nós. A proposta é tocarmos o feminino, o princípio receptivo que todos os seres encarnam. E conhecermos o que é feminino para cada uma de nós, conhecermos nossas feminilidades. E ainda podermos, inclusive, refletir e abandonar papéis sociais de gênero que desempenhamos.

8 – Fiz histerectomia, não tenho útero e ovário. Posso participar?

Sim. Gosto muito de uma fala de uma amiga: “Seja a líder da sua experiência e ocupe os espaços, para que outros possam se sentir livres para fazê-lo”. Venha, conheça sua estória e os sentimentos que estão em você. Barbara Brennan escreve que, mesmo quando retiramos uma parte de um órgão ou um membro, a força energética continua ali. Se você se sente diferente, seja única, seja a primeira a abrir caminho. Eu quero ouvir sua estória e aprender com você.

bottom of page